Bem-vindo!
 
Publicidade
Publicidade
70 - Oscar 2015: Previsões
por Pablo Villaça

Amigos do Cinema em Cena,

foi em dezembro de 2000 que escrevi pela primeira vez sobre o Oscar aqui no site (ou, ao menos, este foi o registro mais antigo que consegui resgatar). Naquela coluna, eu tentava prever quais seriam os indicados anunciados em algumas semanas e, de fato, títulos como Gladiador, Traffic e Erin Brockovich acabaram se confirmando. A partir daí, virou uma espécie de tradição tentar fazer estas previsões: repeti em 2002, 2005 (quando estreei o formato atual de explicar as escolhas), 2006, 2007, 2008, 2009, 2011, 2012, 2013 e 2014. Normalmente, acerto bem mais do que erro – e, como sempre explico, isto se deve não aos meus poderes clarividentes, mas ao fato de que o Oscar, como toda campanha eleitoral, acaba sendo previsível para qualquer um que a acompanhe com atenção.

Este ano, a história é a mesma, mas também um pouco diferente.

É a mesma por podermos limitar os favoritos. E é diferente porque há muitos anos não tínhamos uma corrida tão disputada.

Desde que foi lançado, Boyhood se tornou favoritíssimo ao prêmio – e poucos ousavam questionar esta sua posição. No entanto, à medida que os principais termômetros do Oscar foram sendo anunciados (não, não o Globo de Ouro! Estou falando das estatuetas distribuídas pelas guilds: SAG, DGA, PGA, WGA, etc.), a história foi mudando de maneira curiosa, já que Birdman começou a colecionar prêmios que supostamente deveriam ter ido parar nas mãos de Richard Linklater e companhia. Negar a importância destas premiações é absurdo, claro, mas ao mesmo tempo é difícil negar que Boyhood tem realmente apelo junto à Academia – não só porque Linklater é querido na indústria, mas também em função de sua atípica produção e do belo resultado alcançado pela narrativa.

Para tornar tudo mais complicado, porém, temos que levar em consideração também a metodologia empregada pela Academia para contar os votos, que costuma prejudicar filmes que tendem a dividir o público. Neste sentido, ser colocado na segunda posição da célula de votação é fundamental – e se pensarmos que Birdman e Boyhood dividiram os votantes, não é impossível imaginar que um terceiro filme (O Jogo da Imitação?) poderia se beneficiar. (Publiquei um post no Submarino sobre este sistema de votação.)

Claro que nada disso me impedirá de tentar ler a borra de café no fundo da xícara. (Ah, como de hábito, farei um videocast ao vivo durante o Oscar. Este ano, porém, a transmissão será exclusiva para colaboradores do site. Como se tornar um? Super simples: só clicar aqui para descobrir!)

Filme

Vai vencer: Birdman.

Explicando a escolha: Ou Boyhood. Neste momento, é quase uma questão de atirar uma moeda para cima. Como discuti acima, Birdman venceu prêmios que geralmente coincidem com o Oscar principal, mas Boyhood, além de ter vencido também sua parcela de estatuetas, é um trabalho que divide menos. Por outro lado, entre os títulos premiados nos últimos três anos, dois giravam em torno da indústria cinematográfica: O Artista e Argo. Seria uma tendência? Uma coincidência? Seja como for, é preciso ficar atento também para a possibilidade da divisão de votos, que provavelmente beneficiaria um filme como O Jogo da Imitação.

Qual seria meu voto: Eu atiraria a moeda para cima a fim de decidir entre Boyhood e Birdman.

Se vencer, eu mato um: O Jogo da Imitação.

 

Diretor 

Vai vencer: Richard Linklater.

Explicando a escolha: Justamente por haver uma grande divisão entre Boyhood e Birdman, é bastante provável que a Academia insista no hábito recente de separar os vencedores das duas categorias principais. E, como falei, Linklater é querido pela indústria, tem uma carreira fabulosa e investiu doze anos de sua vida num filme lindo.

Qual seria meu voto: Linklater.

Se vencer, eu mato um: Morten Tyldum, que ocupou o lugar que pertencia a Ava DuVernay.

 

Ator 

Vai vencer: Eddie Keaton. Michael Redmayne. Ok: Eddie Redmayne.

Explicando a escolha: Redmayne venceu o SAG de Ator. Por outro lado, Birdman também venceu na categoria principal do SAG (Elenco) – e como não há “elenco” no Oscar, isto poderia reverter os votos para Keaton. Mas a Academia adora performances que exigem grandes transformações físicas. Por outro lado, Keaton seria o segundo ator mais velho a vencer na categoria e a Academia adora histórias do tipo. Shit. Mas vai dar Redmayne. Acho.

Qual seria meu voto: Michael Keaton.

Se vencer, eu mato um: Benedict Cumberbatch, um ator que adoro em uma performance caricatural num filme medíocre.

 

Atriz

Vai vencer: Julianne Moore.  

Explicando a escolha: Uma performance excelente, mesmo que em um filme mediano. Uma atriz que já foi indicada várias vezes e nunca venceu. Impossível perder. (Por mais que a Academia ame Marion Cotillard, a única com chance de surpreender.)

Qual seria meu voto: Gosto de todas as performances, embora não ache que Felicity Jones mereça uma indicação. Mas tenho um fraco pela femme fatale de Rosamund Pike e daria a ela meu voto.

Surpresa que não me desagradaria: Cotillard.

Se vencer, eu mato um: Eu não chegaria a matar ninguém, mas quebraria o joelho de um estranho se Felicity Jones vencesse.

 

Ator Coadjuvante 

Vai vencer: J.K. Simmons.

Explicando a escolha: Tornou-se o favorito desde a primeira exibição de Whiplash. É um veterano, um character actor, um operário da indústria.

Qual seria meu voto: Gosto de todos os indicados (mesmo Duvall, embora seu filme seja feito do mesmo material que ele deixa escorrer pelas pernas na cena do banheiro). Porém, Mark Ruffalo é um ator que não cansa de surpreender e teve um ano fabuloso que ainda incluiu The Normal Heart. Seria dele meu voto.

Se vencer, eu mato um: Nah. Tô de boa.

 

Atriz Coadjuvante 

Vai vencer: Patricia Arquette.

Explicando a escolha: Doze anos dedicados ao projeto. Uma performance delicadíssima. Outra veterana que nunca havia sido indicada.

Qual seria meu voto: Arquette.

Surpresa que não me desagradaria: Emma Stone.

Se vencer, eu mato um: Eu gosto de Keira Knightley. Mas O Jogo da Imitação não merecia ter sido indicado a absolutamente nada. Terei que punir alguém caso ele ainda ganhe uma estatueta qualquer. (Algo que terei que fazer, como verão a seguir.)

 

Roteiro Adaptado 

Vai vencer: O Jogo da Imitação.

Explicando a escolha: A Academia é estúpida e vai comprar essa fraude. Um roteiro esquemático, repleto de caricaturas, de coincidências absurdas e... ah, peraí. Eu tenho que explicar por que ele vai ganhar, não por que não mereceria. Bom... o filme foi indicado a uma penca de estatuetas e só tem chance de vencer aqui para não sair de mãos vazias. E, infelizmente, duvido que a Academia permita que isso aconteça.

Qual seria meu voto: Whiplash.

Se vencer, eu mato um: O Jogo da Imitação. Podem chamar a polícia.

 

Roteiro Original 

Vai vencer: O Grande Hotel Budapeste.

Explicando a escolha: É um belo roteiro que se beneficia também pelo consenso. Birdman, Foxcatcher e O Abutre tendem a dividir a Academia e Boyhood pode afastar alguns por ter tido um roteiro que foi sendo construído durante as filmagens.

Qual seria meu voto: O Abutre.

Surpresa que não me desagradaria: Birdman.

Se vencer, eu mato um: Gosto de todos os indicados.

 

Filme Estrangeiro 

Vai vencer: Ida.

Explicando a escolha: A briga é entre Ida, cujo tema agrada a Academia e que tem a vantagem de ter sido indicado também por sua Fotografia, e Relatos Selvagens, que tem apelo mais popular. A seriedade e a fotografia de Ida devem fazer a diferença, porém.

Qual seria meu voto: Não vi dois dos indicados e me absteria.

 

Animação 

Vai vencer: Como Treinar Seu Dragão 2.

Explicando a escolha: Com a esnobada sofrida por Uma Aventura Lego, a categoria ficou em aberto. No entanto, Como Treinar Seu Dragão 2 tem uma mensagem de aceitação forte, evita melodrama e teve boa bilheteria.

Qual seria meu voto: The Tale of Princess Kaguya.

Se vencer, eu mato um: Não vi Song of the Sea, mas não odeio nenhum dos outros indicados. 

 

Fotografia 

Vai vencer: Birdman.

Explicando a escolha: Vocês viram Birdman?!?! Ao lado de Roger Deakins, Emmanuel Lubezki é o melhor diretor de fotografia da atualidade e, sim, vai vencer seu segundo Oscar consecutivo depois de anos sendo esnobado. O curioso é que Deakins, que nunca venceu, vai perder sua 12ª. indicação, mas nem eu, que sou seu fã incondicional, consigo defender prêmios para Invencível, que tampouco traz seu melhor trabalho.

Qual seria meu voto: Birdman.

Se vencer, eu mato um: Qualquer um que não seja Birdman.

 

Design de Produção

Vai vencer: O Grande Hotel Budapeste.

Explicando a escolha: Vocês viram O Grande Hotel Budapeste?!!?

Qual seria meu voto: O Grande Hotel Budapeste.

Se vencer, eu mato um: O Jogo da Imitação. (Embora seu design não seja ruim, está a serviço de um filme ridículo.)

 

Figurino 

Vai vencer: O Grande Hotel Budapeste.

Explicando a escolha: Complementa perfeitamente o design de produção, comunica um mundo sobre os personagens, chama a atenção para si mesmo (da melhor maneira possível) e a veterana Milena Canonero (que já venceu três vezes) não é indicada há oito anos.

Qual seria meu voto: O Grande Hotel Budapeste.

Se vencer, eu mato um: Nhé. Categoria sólida.

 

Montagem 

Vai vencer: Boyhood.

Explicando a escolha: Um trabalho de doze anos. Uma história que foi construída mais na montagem do que no roteiro. Como não premiar?

Qual seria meu voto: Boyhood.

Surpresa que não me desagradaria: Whiplash.

Se vencer, eu mato um: Vocês já sabem.

 

Maquiagem 

Vai vencer: O Grande Hotel Budapeste.

Explicando a escolha: Até por eliminação: a maquiagem de Steve Carell em Foxcatcher incomodou muita gente e a de Guardiões da Galáxia traz muitos elementos digitais, o que costuma desagradar (injustamente) a Academia.

Qual seria meu voto: Guardiões da Galáxia.

Se vencer, eu mato um: O Jogo da Imi... ah, não está concorrendo aqui.

 

Trilha Sonora 

Vai vencer: A Teoria de Tudo.

Explicando a escolha: Esta é a categoria na qual sempre enfrento maior dificuldade, já que tendo a gostar de trilhas mais discretas e a Academia ama maniqueísmo.

Qual seria meu voto: O Grande Hotel Budapeste.

Se vencer, eu mato um: Precisa perguntar?

 

Canção Original 

Vai vencer: Glory, de Selma.

Explicando a escolha: Uma bela canção. E o filme tem que ganhar alguma coisa ou a Academia jamais será deixada em paz.

Qual seria meu voto: Glory, já que a de Virunga não foi indicada.

Se vencer, eu mato um: Benedict Cumberbatch.

 

Som 

Vai vencer: Sniper Americano.

Explicando a escolha: Acho muito difícil que não vença a categoria seguinte, Edição de Som – e como a Academia ama Eastwood e o filme não deve ganhar mais nada, é bastante provável que transforme “Som” em combo.

Surpresa que não me desagradaria: Whiplash.

Qual seria meu voto: Birdman, sem sombra de dúvida.

 

Edição de Som 

Vai vencer: Sniper Americano.

Qual seria meu voto: Sniper Americano.

 

Efeitos Visuais 

Vai vencer: Interestelar.

Qual seria meu voto: Planeta dos Macacos: O Confronto.

 

Documentário 

Vai vencer: Citizenfour.

Explicando a escolha: Gosto de todos os indicados, mas Citizenfour é um filme incrivelmente atual e que teve a sorte de testemunhar os bastidores de um dos maiores escândalos da história da política internacional recente.

Qual seria meu voto: CitizenMaier ou FindingFour. Jogaria moeda pra cima.

Surpresa que não me desagradaria: Finding Vivian Maier.

 

Curta Live Action 

Vai vencer: The Phone Call.

Qual seria meu voto: Ainda tenho que assistir a um indicado.  

 

Curta Documentário 

Vai vencer: Joanna.

Qual seria meu voto: Não vi nenhum dos indicados. (Farei isso antes da premiação e publicarei aqui).

 

Curta Animação 

Vai vencer: The Bigger Picture.

Qual seria meu voto: The Bigger Picture.

 

Um grande abraço e bom Oscar!

69 - 2014 em Números e Estrelas
por Pablo Villaça

Amigos do Cinema em Cena,

que ano maluco e triste. Politicamente, artisticamente, cinematograficamente, profissionalmente, pessoalmente. Foi um ano com uma concentração chocante de mortes precoces e/ou brutais. Philip Seymour Hoffman, Eduardo Coutinho, Robin Williams – uma overdose, um assassinato (pelas mãos do próprio filho) e um suicídio. Não seria preciso muito mais para arrasar qualquer cinéfilo, mas 2014 ainda levou Alain Resnais, Mike Nichols, Lauren Bacall, Harold Ramis, James Garner, Paulo Goulart, José Wilker, Bob Hoskins, Eli Wallach, Hugo Carvana, Shirley Temple, Richard Attenborough, Maximilian Schell, Mickey Rooney, Ruby Dee e Elaine Stritch, para citar apenas os que me ocorrem de imediato. E Roberto Bolanos. E García Márquez e João Ubaldo Ribeiro e Ariano Suassuna e Maya Angelou.

A Humanidade terminou 2014 menor e menos interessante.

Foi também o ano no qual o Cinema em Cena quase acabou, sendo ressuscitado por vocês. Aliás, considerando que deveríamos ter encerrado nossas atividades em 14 de Outubro (quando completamos 17 anos de vida), o apoio de nossos leitores já permitiu que, desde então, publicássemos mais 9 podcasts, 12 críticas, 16 colunas e 352 notícias. E o novo site já deverá entrar no ar no início do ano, trazendo, claro, uma área exclusiva para os integrantes do que passamos a chamar de “Clube Cinema em Cena” (quer participar? Clique aqui!).

Aproveito, também, para lembrar que publiquei a tradicional lista de “Momentos de 2014” no blog – que também deveria ter deixado de existir caso vocês não fossem tão generosos.

E já que falei em “lista”, em 2014 tive – finalmente! – uma média de filmes diários superior a dois – algo que eu não conseguia alcançar há muito tempo. Nos últimos 365 dias, assisti a 760 longas (2,08/dia), o segundo ano mais produtivo como cinéfilo desde 1994, quando vi 834 filmes (número que, agora sei, jamais conseguirei ultrapassar).

Feitas estas considerações, vamos ao que interessa e que trouxe vocês aqui: as listas e a explicação anual para aqueles que ainda não conhecem essas minhas relações tradicionais de 31 de Dezembro:  

1) Embora compile estas listas desde 1994, passei a publicá-las no Cinema em Cena a partir de 2001 por acreditar que, de uma forma ou de outra, podem vir a servir como uma espécie de referência para os leitores: aqueles que geralmente concordam com minhas posições podem buscar os longas que ganharam 3, 4 ou 5 estrelas em suas locadoras; aqueles que me acham um farsante estão livres para comprar os títulos que receberam 1 ou 2 estrelas. Ou você pode simplesmente passear pela lista por pura curiosidade ou mesmo ignorá-la completamente. A partir de agora ela é sua para fazer o que bem entender. 

2) A lista não inclui apenas títulos “inéditos”, mas também produções às quais eu já havia assistido e que voltei a ver em 2014. Assim, não se espante caso descubra, aqui, filmes repetidos das listas anteriores (você perceberá que a trilogia O Poderoso Chefão é uma constante; assistir à saga dos Corleone é uma tradição que sigo religiosamente). 

3) Mesmo que eu tenha assistido a determinado filme mais de uma vez ao longo de 2014, é claro que só o incluí uma vez (os filmes com certo apelo infantil, em particular, devem ter sido assistidos duzentas vezes cada ao lado dos meus pequenos, Luca e Nina. Este ano, Nina interessou-se por Frozen (claro), mas também pela série Harry Potter (que ela aponta como seus filmes favoritos ao lado de As Crônicas de Spiderwick e Ponte para Terabithia). Já Luca conheceu a filmografia de Tarantino, que passou a ser seu diretor favorito.  

4) Para finalizar, todos os títulos grafados em negrito pertencem a filmes que não estrearam comercialmente no Brasil ao longo de 2014 (festivais e mostras, portanto, não contam). Ainda assim, é possível que algum longa lançado diretamente em DVD tenha passado despercebido; caso note algum erro neste sentido, me avise, por favor. (Da mesma forma, caso algum título mencionado apenas no original já tenha tradução em português, dê um toque, ok?).

Porém, antes de passarmos à lista completa, vamos aos “10 Melhores e Piores” de 2014” (lembrando que alguns dos filmes lançados no Brasil em 2014 estão na minha lista de 2013, pois posso tê-los visto com antecedência e, assim, infelizmente não entraram aqui).

 

OS DEZ MELHORES FILMES LANÇADOS COMERCIALMENTE NO BRASIL EM 2014 (EM ORDEM DE PREFERÊNCIA):

  1. Ela (Her, EUA, 2013)
  2. Entre Nós (Idem, Brasil, 2014)
  3. Boyhood – Da Infância à Juventude (Boyhood, EUA, 2014)
  4. O Lobo Atrás da Porta (Idem, Brasil, 2014)
  5. O Passado (Le passé, França, 2013)
  6. 12 Anos de Escravidão (12 Years a Slave, EUA, 2013)
  7. Até o Fim (All is Lost, EUA, 2013)
  8. O Homem Duplicado (Enemy, Canadá, 2013)
  9. Uma Passagem para Mário (Idem, Brasil, 2014)  
  10. Frozen: Uma Aventura Congelante (Frozen, EUA, 2013)

 

OUTROS 23 TÍTULOS QUE MERECEM DESTAQUE (em ordem alfabética):

O Abutre (Nightcrawler, EUA, 2014)

Alemão (Idem, Brasil, 2014)

Uma Aventura Lego (The Lego Movie, EUA, 2014)

Boa Sorte (Idem, Brasil, 2014)

Débi & Lóide 2 (Dumb & Dumber To, EUA, 2014)

Dominguinhos (Idem, Brasil, 2014)

O Espelho (Oculus, EUA, 2013)

Êxodo: Deuses e Reis (Exodus: Gods and Kings, Inglaterra, 2014)

Garota Exemplar (Gone Girl, EUA, 2014)

O Grande Hotel Budapeste (The Grand Budapest Hotel, EUA, 2014)

Guardiões da Galáxia (Guardians of the Galaxy, EUA, 2014)

O Homem Mais Procurado (A Most Wanted Man, Inglaterra/EUA/Alemanha, 2014)  

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (Idem, Brasil, 2014)

Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1 (The Hunger Games: Mockingjay – Part 1, EUA, 2014)

O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street, EUA, 2013)

Magia ao Luar (Magic in the Moonlight, EUA, 2014)

O Menino no Espelho (Idem, Brasil, 2014)

O Mercado de Notícias (Idem, Brasil, 2014)

Noé (Noah, EUA, 2014)

No Limite do Amanhã (Edge of Tomorrow, EUA, 2014)

Praia do Futuro (Idem, Brasil, 2014)

O Segredo dos Diamantes (Idem, Brasil, 2014)

Sob a Pele (Under the Skin, Inglaterra, 2014)

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (X-Men: Days of Future Past, EUA, 2014)

 

OS DEZ PIORES FILMES LANÇADOS COMERCIALMENTE NO BRASIL EM 2014 (EM ORDEM DE MEDIOCRIDADE):

  1. Rio, Eu Te Amo (Idem, Brasil/EUA, 2014)
  2. Transformers: A Era da Extinção (Transformers: Age of Extinction, EUA, 2014)
  3. Cantinflas (Idem, México, 2014)
  4. Jogo de Xadrez (Idem, Brasil, 2014)
  5. Se Eu Ficar (If I Stay, EUA, 2014)
  6. Ajuste de Contas (Grudge Match, EUA, 2013)
  7. Será Que? (What If, EUA, 2013)
  8. 300: A Ascensão do Império (300: Rise of an Empire, EUA, 2014)
  9. Virgínia (Twixt, EUA, 2011)
  10. Tudo por um Furo (Anchorman 2: The Legend Continues, EUA, 2013)

 

DICAS PARA 2015

Quarenta e dois filmes vistos em 2014, mas que ainda não chegaram comercialmente ao Brasil – e que, quando chegarem, merecem ser vistos (em ordem alfabética):

The Babadook (Idem, Austrália, 2014)

Blind (Idem, Noruega, 2014)  

Branco Sai Preto Fica (Idem, Brasil, 2014)

Casa Grande (Idem, Brasil, 2014)  

Cássia (Idem, Brasil, 2014)

A Caverna (La cueva, Espanha, 2014)

O Cidadão do Ano (Kraftidioten, Noruega, 2014)

O Círculo (Der Kreis, Suíça, 2014)    

Coherence (Idem, EUA 2013)

Coração Mudo (Stille hjerte, Dinamarca, 2014)

Corações Famintos (Hungry Hearts, Itália, 2014)

A Corrente do Mal (It Follows, EUA, 2014)

A Despedida (Idem, Brasil, 2014)  

Dois Dias, Uma Noite (Deux jours, une nuit, Bélgia, 2014)

Esperando Agosto (Waiting for August, Romênia/Bélgica, 2014)

O Estopim (Idem, Brasil, 2014)  

A Estrada 47 (Idem, Brasil, 2014)

A Família de Elizabeth Teixeira (Idem, Brasil, 2014)

Filmar Obstinadamente: Um Encontro com Patricio Guzmán (Filmer Obstinément: Rencontre avec Patricio Guzmán, França, 2014)  

Filth (Idem, Inglaterra, 2013)

Força Maior (Turist, Suécia, 2014)

A Fotografia Oculta de Vivian Maier (Finding Vivian Maier, EUA, 2013)

Foxcatcher – A História que Chocou o Mundo (Foxcatcher, EUA, 2014)

Frank (Idem, Inglaterra/Irlanda, 2014)

A Gangue (Plemya, Ucrânia, 2014) –

A Ilha dos Milharais (Simindis kundzuli, Georgia, 2014)

Infância (Idem, Brasil, 2014)  

Life Itself (Idem, EUA, 2014)

Livre (Wild, EUA, 2014)

A Luneta do Tempo (Idem, Brasil, 2014)

Mapa para as Estrelas (Maps to the Stars, Canadá/EUA, 2014)

Manglehorn (Idem, EUA, 2014)

As Noites Brancas do Carteiro (Belye nochi pochtalona Alekseya Tryapitsyna, Rússia, 2014)

The Normal Heart (Idem, EUA, 2014)

Obra (Idem, Brasil, 2014)

Olmo and the Seagull (Idem, França, 2014)

Predestination (Idem, EUA, 2014)

Sangue Azul (Idem, Brasil, 2014)

Sinfonia da Necrópole (Idem, Brasil, 2014)

O Vale Sombrio (Das finstere Tal, Áustria, 2014)

A Vizinhança do Tigre (Idem, Brasil, 2014)

Whiplash: Em Busca da Perfeição (Whiplash, EUA, 2014)

 

 

E agora…

LISTA COMPLETA DE 2014 (títulos em negrito são inéditos no país):

  1. 3 Dias para Matar (3 Days to Kill, EUA/França, 2014) - **
  2. 3 em um Sofá (Three on a Couch, EUA, 1966) - ***
  3. 12 Anos de Escravidão (12 Years a Slave, EUA, 2013) - *****
  4. 12 Horas (Gone, EUA, 2012) - ***
  5. The 50 Year Argument (Idem, EUA, 2014) - *** - CIN
  6. 65_RedRoses (Idem, Canadá, 2009) - *****
  7. 100 Bloody Acres (Idem, Austrália, 2012) - ***
  8. 300: A Ascensão do Império (300: Rise of an Empire, EUA, 2014) - ** - CIN
  9. O Abutre (Nightcrawler, EUA, 2014) - **** - CIN
  10. Os Acompanhantes (The Extra Man, EUA, 2010) - ***
  11. Aconteceu Perto da sua Casa (C’est arrivé près de chez vous, Bélgica, 1992) - ***
  12. Acorda Nicole (Tu dors Nicole, Canadá, 2014) - *** - CIN
  13. Adeus à Lua (Afscheid van de Maan, Holanda, 2014) - *** - CIN
  14. Advanced Style – Vovós Fashion (Advanced Style, EUA, 2014) - ****
  15. An African Election (Idem, Gana/Suíça/EUA, 2011) - ***
  16. After Innocence (Idem, EUA, 2005) - **
  17. After Porn (Idem, EUA, 2012) - ***
  18. After Tiller (Idem, EUA, 2013) - ****
  19. Agonia e Êxtase (The Agony and the Ecstasy, EUA/Itália, 1965) - ****
  20. Agora Você é um Homem (You’re a Big Boy Now, EUA, 1966) - ****
  21. Aileen Wuornos: The Selling of a Serial Killer (Idem, Inglaterra, 1993) - ***
  22. Ain’t in It for My Health: A Film About Levon Helm (Idem, EUA, 2010) - ****
  23. Ajuste de Contas (Grudge Match, EUA, 2013) - *
  24. Álbum de Família (August: Osage County, EUA, 2013) - ****
  25. Alemão (Idem, Brasil, 2014) - **** - CIN
  26. Algunos días sin música (Idem, Argentina/Brasil, 2013) - *** - CIN
  27. Alive Inside (Idem, EUA, 2014) - *****
  28. Almas Perversas (Scarlet Street, EUA, 1945) - ***
  29. Almas Silenciosas (Ovsyanki, Rússia, 2010) - **
  30. Aloft (Idem, EUA/França, 2014) - ** - CIN
  31. Alta Tensão (Haute tension, França, 2003) - **
  32. Altman, um Cineasta Americano (Altman, Canadá, 2014) - ** - CIN
  33. Amadeus (Idem, EUA, 1984) - *****
  34. Ama-me Esta Noite (Love Me Tonight, EUA, 1932) - ***
  35. Os Amantes Passageiros (Los amantes pasajeros, Espanha, 2013) - ***
  36. O Americano Radical: As Provações de Norman Finkelstein (American Radical: The Trials of Norman Finkelstein, EUA, 2009) - ****
  37. Amnésia (Memento, EUA, 2000) - *****
  38. Amor à Primeira Briga (Les combattants, França, 2014) - ** - CIN
  39. Amor Eletrônico (Desk Set, EUA, 1957) - **
  40. Las Analfabetas (Idem, Chile, 2013) - **** - CIN
  41. Anatomia de um Crime (Anatomy of a Murder, EUA, 1959) - *****
  42. Anjos da Lei 2 (22 Jump Street, EUA, 2014) - ****
  43. Anjos Rebeldes (The Prophecy, EUA, 1995) - ****
  44. Annabelle (Idem, EUA, 2014) - *** - CIN
  45. Anos de Rebeldia (Out of the Blue, EUA, 1980) - ****
  46. Antes Só do que Mal Acompanhado (Planes, Trains & Automobiles, EUA, 1987) - *****
  47. A Oeste do Fim do Mundo (Idem, Brasil/Argentina, 2013) - **** - CIN
  48. À Procura do Amor (Enough Said, EUA, 2013) - ****
  49. À Prova de Balas (Bulletproof, EUA, 1996) - **
  50. Aracnofobia (Arachnophobia, EUA, 1990) - ***
  51. The Aristocrats (Idem, EUA, 2005) - ****
  52. Armadilha do Destino (Cul-de-sac, Inglaterra, 1966) - ****
  53. The Armstrong Lie (Idem, EUA, 2013) - ****
  54. Art & Copy (Idem, EUA, 2009) - **
  55. A Sangue Frio (The Ice Harvest, EUA, 2005) - ****
  56. Ascensor para o Cadafalso (Shikeidai no erebêtâ, Japão, 2010) - *
  57. (A)sexual (Idem, EUA, 2011) - ***
  58. Assassinos Cibernéticos (Screamers, Canadá, 1995) - ***
  59. O Atentado (The Attack, Líbano, 2012) - ****
  60. Até o Fim (All is Lost, EUA, 2013) - *****
  61. Aterrorizada (The Ward, EUA, 2010) - **
  62. A Um Passo do Estrelato (20 Feet from Stardom, EUA, 2013) - ****
  63. Ausência (Idem, Brasil, 2014) - *** - CIN
  64. Uma Aventura Lego (The Lego Movie, EUA, 2014) - **** - CIN
  65. As Aventuras de Peabody & Sherman (Mr. Peabody & Sherman, EUA, 2014) - *** - CIN
  66. The Babadook (Idem, Austrália, 2014) - *****
  67. Bad Words (Idem, EUA, 2013) - ****
  68. The Bag Man (Idem, EUA, 2014) - **
  69. Bastardos Inglórios (Inglorious Basterds, EUA, 2009) - ****
  70. O Batismo (Chrzest, Polônia, 2010) - *** - CIN
  71. The Battery (Idem, EUA, 2012) - ****
  72. Beautiful City (Shah-re ziba, Irã, 2004) - ****
  73. Beautiful Darling (Idem, EUA, 2010) - ****
  74. Beauty is Embarrassing (Idem, EUA, 2012) - ***
  75. O Beijo de Putin (Putin’s Kiss, Rússia/Dinamarca, 2011) - ***
  76. Bem Perto de Buenos Aires (Historia del miedo, Argentina, 2014) - * - CIN
  77. Bem-vindo a Nova York (Welcome to New York, EUA, 2014) - ***
  78. Berberian Sound Studio (Idem, Inglaterra, 2012) - ****
  79. Best Kept Secret (Idem, EUA, 2013) - *****
  80. Beware of Mr. Baker (Idem, EUA, 2012) - *****
  81. Bhutto (Idem, EUA/Inglaterra, 2010) - *****
  82. Big Bad Wolves (Idem, Israel, 2013) - ***
  83. Big Bucks: The Press Your Luck Scandal (Big Bucks: The Press Your Luck Scandal, EUA, 2003) - **
  84. Big Stan: Arrebentando na Prisão (Big Stan, EUA, 2007) - *
  85. Bill Burr: I’m Sorry You Feel That Way (Idem, EUA, 2014) - ****
  86. Bill Burr: Let It Go (Idem, EUA, 2010) - ***
  87. Bill Burr: You People Are All the Same (Idem, EUA, 2012) - **
  88. Blade Runner – O Caçador de Andróides (Blade Runner, EUA, 1982) - *****
  89. Blind (Idem, Noruega, 2014) - ***** - CIN
  90. Blue Ruin (Idem, EUA, 2013) - ****
  91. Boa Sorte (Idem, Brasil, 2014) - **** - CIN
  92. Bo Burnham: What (Idem, EUA, 2013) - *****
  93. Bo Burnham: Words, Words, Words (Idem, EUA, 2010) - ****
  94. Boeing Boeing (Boeing (707) Boeing (707), EUA, 1965) - **
  95. Bom Dia (Ohayô, Japão, 1959) - ****
  96. Os Bons Companheiros (Goodfellas, EUA, 1990) - *****
  97. Borgman (Idem, Holanda/Dinamarca, 2013) - ****
  98. Bound by Flesh (Idem, EUA, 2012) - ***
  99. Boyhood – Da Infância à Juventude (Boyhood, EUA, 2014) - ***** - CIN
  100. Branca de Neve e os Sete Anões (Snow White and the Seven Dwarfs, EUA, 1937) - *****
  101. Branco Sai Preto Fica (Idem, Brasil, 2014) - **** - CIN
  102. The Brandon Teena Story (Idem, EUA, 1998) - ****
  103. Brian and the Boz (Idem, EUA, 2014) - ****
  104. Bridgend (Idem, Inglaterra, 2013) - ****
  105. Bronies: The Extremely Unexpected Adult Fans of My Little Pony (Idem, EUA, 2012) - ***
  106. Brother’s Keeper (Idem, EUA, 1992) - ****
  107. Bulldog Jack (Idem, Inglaterra, 1935) - ****
  108. O Buraco (The Hole, EUA, 2009) - ***
  109. Burying the Ex (Idem, EUA, 2014) - *** - CIN
  110. Busca Implacável 2 (Taken 2, França, 2012) - ***
  111. Bye Bye Brasil (Idem, Brasil, 1980) - ***** - CIN
  112. Cabra Marcado para Morrer (Idem, Brasil, 1985) - *****
  113. Caçada Mortal (A Walk Among the Tombstones, EUA, 2014) - **
  114. Caçador de Morte (The Driver, EUA, 1978) - ****
  115. Caçadores de Obras-Primas (The Monuments Men, EUA, 2014) - *
  116. Cães de Aluguel (Reservoir Dogs, EUA, 1992) - ****
  117. O Caminho (Yol, Turquia, 1982) - ****
  118. Caminhos Opostos (Holy Rollers, EUA, 2010) - **
  119. Campo de Jogo (Idem, Brasil, 2014) - *** - CIN
  120. O Candidato Honesto (Idem, Brasil, 2014) - *
  121. Cantinflas (Idem, México, 2014) - * - CIN
  122. Capitão América 2: O Soldado Invernal (Captain America: The Winter Soldier, EUA, 2014) - *** - CIN
  123. Captivated: The Trials of Pamela Smart (Idem, EUA, 2014) - ****
  124. Carvão Negro, Gelo Fino (Bai ri yan huo, China, 2014) - ** - CIN
  125. Casablanca (Idem, EUA, 1942) - *****
  126. A Casa da Noite Eterna (The Legend of Hell House, Inglaterra, 1973) - ****
  127. A Casa do Lago (The Lake House, EUA, 2006) - ****
  128. Uma Casa em Berlim (A House in Berlin, Alemanha, 2014) - ** - CIN
  129. Casa Grande (Idem, Brasil, 2014) - ***** - CIN
  130. Casamento Silencioso (Nunta muta, Romênia, 2008) - ****
  131. O Caso Galápagos: Quando Satã Veio ao Paraíso (The Galapagos Affair: Satan Came to Eden, EUA, 2013) - ***
  132. Cássia (Idem, Brasil, 2014) - ***** - CIN
  133. A Caverna (La cueva, Espanha, 2014) - **** - CIN
  134. O Chacal Não Perdoa (Poolhall Junkies, EUA, 2002) - ***
  135. Chaga de Fogo (Detective Story, EUA, 1951) - ****
  136. Chamada para um Morto (The Deadly Affair, Inglaterra, 1966) - ****
  137. Charlie no Serviço Secreto (Charlie Chan in the Secret Service, EUA, 1944) - **
  138. Cheap Thrills (Idem, EUA, 2014) - **
  139. Chelsea Peretti: One of the Greats (Idem, EUA, 2014) - ****
  140. Chevrolet Azul (Blue Caprice, EUA, 2013) - ****
  141. Chris Porter: Angry and Ugly (Idem, EUA, 2014) - *
  142. O Cidadão do Ano (Kraftidioten, Noruega, 2014) - **** - CIN
  143. Cidadão Kane (Citizen Kane, EUA, 1941) - *****
  144. Cidade de Deus (Idem, Brasil, 2002) - *****
  145. Cidade Nua (The Naked City, EUA, 1948) - *****
  146. Cinderela em Paris (Funny Face, EUA, 1957) - ***
  147. O Círculo (Der Kreis, Suíça, 2014) - **** - CIN
  148. Citizen Koch (Idem, EUA, 2013) - ***
  149. Clube de Compras Dallas (Dallas Buyers Club, EUA, 2013) - ****
  150. Coherence (Idem, EUA 2013) - *****
  151. Cold in July (Idem, EUA, 2014) - ***
  152. Colin & Brad: Two Man Group (Idem, EUA, 2011) - **
  153. A Colt is my Passport (Koruto wa ore no pasupooto, Japão, 1967) - ***
  154. O Comboio do Medo (Sorcerer, EUA, 1977) - ****
  155. Come Back to Me (Idem, EUA, 2014) - *
  156. The Comedy (Idem, EUA, 2012) - **
  157. Como Treinar Seu Dragão 2 (How to Train Your Dragon 2, EUA, 2014) - *** - CIN
  158. Confiar (Trust, EUA, 2010) - *****
  159. O Congresso Futurista (The Congress, Israel, 2013) - ****
  160. Contratei um Matador Profissional (I Hired a Contract Killer, Finlândia/Inglaterra, 1990) - ***
  161. Os Convidados (The Guests, EUA, 2014) - ** - CIN
  162. Coração Mudo (Stille hjerte, Dinamarca, 2014) - **** - CIN
  163. Coração Satânico (Angel Heart, EUA, 1987) - *****
  164. Corações Famintos (Hungry Hearts, Itália, 2014) - **** - CIN
  165. A Cor do Dinheiro (The Color of Money, EUA, 1986) - ****
  166. Um Corpo que Cai (Vertigo, EUA, 1958) - ***** - CIN
  167. A Corrente do Mal (It Follows, EUA, 2014) - **** - CIN
  168. Costa da Morte (Idem, Espanha, 2013) - ** - CIN
  169. O Criado (The Servant, Inglaterra, 1963) - ****
  170. Crianças de Hitler (Hitler’s Children, EUA/Alemanha/Israel, 2011) - ****
  171. Crime e Castigo (Rikos ja rangaistus, Finlândia, 1983) - **
  172. Crime e Silêncio (Blast of Silence, EUA, 1961) - ****
  173. O Crítico (El crítico, Argentina, 2013) - **** - CIN
  174. Cruzeiro ao Paraíso (Paradise Cruise, Israel, 2013) - **** - CIN
  175. El cuerpo (Idem, Espanha, 2012) - ****
  176. A Culpa é das Estrelas (The Fault in Our Stars, EUA, 2014) - *** - CIN
  177. A Cura (Cure, Japão, 1997) - ***
  178. Cutie and the Boxer (Idem, EUA, 2013) - ****
  179. Da Ambição ao Crime (Crime of Passion, EUA, 1957) - **
  180. A Dama de Shanghai (The Lady from Shanghai, EUA, 1947) - ****
  181. Dark Country (Idem, EUA, 2009) - ***
  182. Dave Foley: Relatively Well (Idem, EUA, 2013) - *
  183. Dave Gorman: Stand Up Live (Idem, Inglaterra, 2010) - **
  184. Débi & Lóide: Dois Idiotas em Apuros (Dumb & Dumber, EUA, 1994) - *****
  185. Débi & Lóide 2 (Dumb & Dumber To, EUA, 2014) - **** - CIN
  186. Deceptive Practice: The Mysteries and Mentors of Ricky Jay (Idem, EUA, 2012) - ****
  187. Desafio à Corrupção (The Hustler, EUA, 1961) - *****
  188. O Desaparecimento de Alice Creed (The Disappearance of Alice Creed, Inglaterra, 2009) - ****
  189. Desastre de Hillsborough (30 for 30: Hillsborough, EUA, 2014) - ****
  190. Desconstruindo Harry (Deconstructing Harry, EUA, 1997) - *****
  191. A Despedida (Idem, Brasil, 2014) - ***** - CIN
  192. O Despertar Amargo (Pretty Poison, EUA, 1968) - ****
  193. De Volta para o Futuro (Back to the Future, EUA, 1985) - *****
  194. De Volta para o Futuro Parte 2 (Back to the Future Part II, EUA, 1989) - *****
  195. De Volta para o Futuro Parte 3 (Back to the Future Part III, EUA, 1990) - *****
  196. O Dia do Mineiro (Le jour du mineur, França, 2013) - *** - CIN
  197. Um Dia para Relembrar (Two Bits, EUA, 1995) - *
  198. O Dia que Durou 21 Anos (Idem, Brasil, 2012) - **** - CIN
  199. Diário de um Louco (Diary of a Madman, EUA, 1963) - ****
  200. Os Dias com Ele (Idem, Brasil, 2014) - *** - CIN
  201. The Disappearance of Eleanor Rigby: Them (Idem, EUA, 2014) - ** - CIN
  202. Divergente (Divergent, EUA, 2014) - *** - CIN
  203. O Doador de Memórias (The Giver, EUA, 2014) - *** - CIN
  204. Do Além (From Beyond, EUA, 1986) - ***
  205. Doc of the Dead (Idem, EUA, 2014) - ***
  206. Dois Dias, Uma Noite (Deux jours, une nuit, Bélgia, 2014) - **** - CIN
  207. Os Dois Escobars (The Two Escobars, Colômbia, 2010) - ****
  208. Dólares de Areia (Dólares de arena, República Dominicana, 2014) - *** - CIN
  209. Dominguinhos (Idem, Brasil, 2014) - **** - CIN
  210. O Dorminhoco (Sleeper, EUA, EUA, 1973) - **
  211. Uma Dose Violenta de Qualquer Coisa (Idem, Brasil, 2013) - **** - CIN
  212. Doug Stanhope: Beer Hall Putsch (Idem, EUA, 2013) - ****
  213. Drácula: A História Nunca Contada (Dracula Untold, 2014) - **
  214. Drew: The Man Behind the Poster (Idem, EUA, 2013) - ***
  215. As Duas Faces de Janeiro (The Two Faces of January, Inglaterra/EUA/França, 2014) - ***
  216. Duas Irmãs, uma Paixão (Die geliebten Schwestern, 2014) - * - CIN
  217. Um Duende em Nova York (Elf, EUA, 2003) - ***
  218. O Duplo (The Double, Inglaterra, 2013) - ***
  219. The Eclipse (Idem, Irlanda, 2009) - ***
  220. Eddie Murphy Delirious (Idem, EUA, 1983) - ****
  221. Eddie Pepitone (Idem, EUA, 2014) - *
  222. Educação Sentimental (Idem, Brasil, 2013) - * - CIN
  223. Ela (Her, EUA, 2013) - *****
  224. Elaine Stritch: Shoot Me (Idem, EUA, 2013) - ****
  225. Elena (Idem, Brasil/EUA, 2012) - *****
  226. O Embaixador (The Ambassador, Dinamarca, 2011) - ****
  227. Em Busca de Iara (Idem, Brasil, 2014) - *** - CIN
  228. O Encouraçado Potemkin (Bronenosets Potemkin, União Soviética, 1925) - *****
  229. Entre Deus e o Pecado (Elmer Gantry, EUA, 1960) - *****
  230. Entre Nós (Idem, Brasil, 2014) - ***** - CIN
  231. A Entrevista (The Interview, EUA, 2014) - ****
  232. A Época da Inocência (The Age of Innocence, EUA, 1993) - *****
  233. Era uma Vez no Oeste (Once Upon a Time in the West, Itália/EUA, 1968) - *****
  234. Errado pra Cachorro (Who’s Minding the Store?, EUA, 1963) - ****
  235. Esclavo de Dios, Venezuela, 2013) - ** - CIN
  236. Escolha Seu Caminho (Idem, Brasil, 2014) - * - CIN
  237. Escravos do Desejo (Of Human Bondage, EUA, 1934) - ***
  238. O Espelho (Oculus, EUA, 2013) - ****
  239. Esperando Agosto (Waiting for August, Romênia/Bélgica, 2014) - **** - CIN
  240. O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro (The Amazing Spider-Man 2, EUA, 2014) - **** - CIN
  241. Os Esquenta-Banco (The Benchwarmers, EUA, 2006) - *
  242. Esse Viver Ninguém Me Tira: (Idem, Brasil, 2014) - ** - CIN
  243. O Estopim (Idem, Brasil, 2014) - ***** - CIN
  244. A Estrada 47 (Idem, Brasil, 2014) - **** - CIN
  245. A Estranha Cor das Lágrimas do seu Corpo (L’étrange couleur des larmes de ton corps, Bélgica, 2013) - *** - CIN
  246. O Estranho (The Stranger, EUA, 1946) - ***
  247. O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas, EUA, 1993) - *****
  248. O Estranho Thomas (Odd Thomas, EUA, 2013) - ***
  249. Eu e Você (Io e te, Itália, 2012) - **** - CIN
  250. O Exercício do Caos (Idem, Brasil, 2013) - **** - CIN
  251. Êxodo: Deuses e Reis (Exodus: Gods and Kings, Inglaterra, 2014) - ****
  252. Exodus (Idem, EUA, 1960) - ****
  253. O Exorcista (The Exorcist, EUA, 1973) - *****
  254. Expedição Brasil Gastronômico (Idem, Brasil, 2014) - ****
  255. The Exploding Girl (Idem, EUA, 2009) - **
  256. Expresso do Amanhã (Snowpiercer, Coréia do Sul/EUA, 2013) - ***
  257. O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (Terminator 2: Judgment Day, EUA, 1991) - *****
  258. Fábrica de Animais (Animal Factory, EUA, 2000) - ***
  259. The Face of an Angel (Idem, Inglaterra/Itália, 2014) - **** - CIN
  260. A Família de Elizabeth Teixeira (Idem, Brasil, 2014) - **** - CIN
  261. A Família Woodman (The Woodmans, EUA, 2010) - ***
  262. Family Affair (Idem, EUA, 2010) - **
  263. Fausto (Faust - Eine deutsche Volkssage, Alemanha, 1926) - *****
  264. Favela Gay (Idem, Brasil, 2014) - *** - CIN
  265. Fedora (Idem, França/Alemanha Ocidental, 1978) - **
  266. Feitiço do Tempo (Groundhog Day, EUA, 1993) - *****
  267. Female Convict Scorpion Jailhouse 41 (Joshuu sasori: Dai-41 zakkyo-bô, Japão, 1972) - ****
  268. As Férias do Sr. Hulot (Las vacances de Monsieur Hulot, França, 1953) - *****
  269. A Filha (Dukhtar, Paquistão, 2014) - *** - CIN
  270. As Filhas (Töchter, Alemanha, 2014) - ** - CIN
  271. Os Filhos do Medo (The Brood, Canadá, 1979) - ****
  272. Filmar Obstinadamente: Um Encontro com Patricio Guzmán (Filmer Obstinément: Rencontre avec Patricio Guzmán, França, 2014) - ***** - CIN
  273. Filth (Idem, Inglaterra, 2013) - *****
  274. O Fim (The End, EUA, 2004) - ****
  275. O Fim de uma Era (Idem, Brasil, 2014) - * - CIN
  276. The Final Member (Idem, Canadá, 2012) - ****
  277. Fireworks Wednesday (Chaharshanbe-soori, Irã, 2006) - ****
  278. Flu (Gamgi, Coréia do Sul, 2013) - **
  279. Força Maior (Turist, Suécia, 2014) - **** - CIN
  280. Forrest Gump, O Contador de Histórias (Forrest Gump, EUA, 1994) - ****
  281. A Fotografia Oculta de Vivian Maier (Finding Vivian Maier, EUA, 2013) - *****
  282. Foxcatcher – A História que Chocou o Mundo (Foxcatcher, EUA, 2014) - **** - CIN
  283. Foxy Brown (Idem, EUA, 1974) - ***
  284. Frank (Idem, Inglaterra/Irlanda, 2014) - **** - CIN
  285. Free to Play (Idem, EUA, 2014) - **
  286. Fresh – Inocência Perdida (Fresh, EUA, 1994) - *****
  287. Frozen: Uma Aventura Congelante (Frozen, EUA, 2013) - ***** - CIN
  288. Fuga da Realidade (Hirngespinster, Alemanha, 2014) - **** - CIN
  289. O Fundo do Coração (One from the Heart, EUA, 1982) - ***
  290. Gallows Hill (ou The Damned, EUA, 2013) - **
  291. A Gangue (Plemya, Ucrânia, 2014) - ***** - CIN
  292. Uma Garota Encantada (Ella Enchanted, EUA, 2004) - ***
  293. Garota Exemplar (Gone Girl, EUA, 2014) - ***** - CIN
  294. O Gato de Nove Caudas (Il gato a nove code, Itália, 1971) - ***
  295. Getúlio (Idem, Brasil, 2014) - *** - CIN
  296. Gideon’s Army (Idem, EUA, 2013) - ****
  297. O Gigante de Ferro (The Iron Giant, EUA, 1999) - *****
  298. Gigolô Europeu por Acidente (Deuce Bigalow: European Gigolo, EUA, 2005) - *
  299. Girl Model (Idem, EUA, 2011) - ***
  300. The Godfather Family: A Look Inside (Idem, EUA, 1990) - ****
  301. Godzilla (Idem, EUA, 2014) - ** - CIN
  302. Going Blind (Idem, EUA, 2010) - ***
  303. Golpe de Mestre (The Sting, EUA, 1973) - *****
  304. Gore Vidal e os Estados Unidos da Amnésia (Gore Vidal: The United States of Amnesia, EUA, 2013) - *****
  305. Grabbers (Idem, Irlanda/Inglaterra, 2012) - **
  306. Grande Demais para Quebrar (Too Big to Fail, EUA, 2011) - ***
  307. A Grande Escolha (Draft Day, EUA, 2014) - ***
  308. O Grande Hotel Budapeste (The Grand Budapest Hotel, EUA, 2014) - ****
  309. A Grande Vitória (Idem, Brasil, 2014) - *** - CIN
  310. O Grande Herói (Lone Survivor, EUA, 2013) - ***
  311. A Greve (Stachka, União Soviética, 1925) - *****
  312. Grotesca Despedida (Bye Bye Braverman, EUA, 1968) - **
  313. Guardiões da Galáxia (Guardians of the Galaxy, EUA, 2014) - **** - CIN
  314. Hadji Sha (Shiftegi, Irã, 2014) - *** - CIN
  315. Haunter (Idem, EUA, 2013) - **
  316. Hércules (Hercules, EUA, 2014) - *** - CIN
  317. Herói Mal-Dotado (Unhung Hero, EUA, 2013) - **
  318. Hiroshima, Meu Amor (Hiroshima, mon amour, França/Japão, 1959) - *****
  319. O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (The Hobbit: The Battle of the Five Armies, EUA, 2014) - *** - CIN
  320. Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (Idem, Brasil, 2014) - ***** - CIN
  321. Um Homem com uma Câmera (Chelovek s kino-apparatom, União Soviética, 1929) - *****
  322. O Homem do Prego (The Pawnbroker, EUA, 1964) - *****
  323. O Homem do Tai Chi (Man of Tai Chi, EUA/China/Hong Kong, 2013) - ****
  324. O Homem Duplicado (Enemy, Canadá, 2013) - *****
  325. O Homem Mais Procurado (A Most Wanted Man, Inglaterra/EUA/Alemanha, 2014) - ***** - CIN
  326. O Homem que Burlou a Máfia (Charley Varrick, EUA, 1973) - ****
  327. Homem Sem Rumo (Man Without a Star, EUA, 1955) - ****
  328. Homens, Mulheres e Filhos (Men, Women & Children, EUA, 2014) - ** - CIN
  329. A Hora da Vingança (Deadline – U.S.A., EUA, 1952) - ****
  330. A Hora da Zona Morta (The Dead Zone, EUA, 1983) - ****
  331. The Humbling (Idem, EUA, 2014) - *** - CIN
  332. I Am Santa Claus (Idem, EUA, 2014) - ****
  333. Ida (Idem, Polônia, 2013) - **** - CIN
  334. A Ilha dos Milharais (Simindis kundzuli, Georgia, 2014) - ***** - CIN
  335. O Iluminado (The Shining, EUA/Inglaterra, 1980) - *****
  336. Ilusão (Ilusión, Espanha, 2013) - **** - CIN
  337. The Improv: 50 Years Behind the Brick Wall (Idem, EUA, 2013) - ***
  338. In a Town This Size (Idem, EUA, 2011) - ***
  339. In a World… (Idem, EUA, 2013) - ***
  340. Incompreendida (Incompresa, Itália, 2014) - * - CIN
  341. Os Incrédulos (The Unbelievers, EUA, 2013) - ***
  342. Os Incríveis (The Incredibles, EUA, 2004) - *****
  343. Infâmia (The Children’s Hour, EUA, 1961) - **
  344. Infância (Idem, Brasil, 2014) - **** - CIN
  345. Inimigo Público No. 1 (L’instinct de mort, França, 2008) - ****
  346. Inimigo Público No. 1 – Parte 2 (L’ennemi public no. 1, França, 2008) - *****
  347. Inside Llewyn Davis – Balada de um Homem Comum (Inside Llewyn Davis, EUA, 2013) - ****
  348. The Institute (Idem, EUA, 2013) - *
  349. Interestelar (Interstellar, EUA, 2014) - *** - CIN
  350. Interiores (Interiors, EUA, 1978) - ****
  351. Os Intocáveis (The Untouchables, EUA, 1987) - *****
  352. O Invencível (Champion, EUA, 1949) - ****
  353. O Inventor de Ilusões (King of the Hill, EUA, 1993) - ****
  354. Isolados (Idem, Brasil, 2014) - **** - CIN
  355. I Think We’re Alone Now (Idem, EUA, 2008) - ****
  356. It’s a Girl! (Idem, EUA, 2012) - ***
  357. Janela Indiscreta (Rear Window, EUA, 1954) - *****
  358. Janeiro 27 (Idem, Brasil, 2014) - *** - CIN
  359. Jay Mohr: Funny for a Girl (Idem, EUA, 2012) - **
  360. The Jeffrey Dahmer Files (Idem, EUA, 2012) - **
  361. JFK - A Pergunta que Não Quer Calar (JFK, EUA, 1991) - *****
  362. Jim Breuer: And Laughter for All (Idem, EUA, 2013) - ***
  363. Jim Gaffigan: Beyond the Pale (Idem, EUA, 2006) - **
  364. Jim Gaffigan: Mr. Universe (Idem, EUA, 2012) - ****
  365. Jim Gaffigan: Obsessed (Idem, EUA, 2014) - **
  366. Jim Jefferies: Bare (Idem, EUA, 2014) - ****
  367. Jim Jefferies: Fully Functional (Idem, EUA, 2012) - ****
  368. Joe Kidd (Idem, EUA, 1972) - ***
  369. Jogada de Risco (Hard Eight/Sydney, EUA, 1996) - ****
  370. Jogo de Xadrez (Idem, Brasil, 2014) - * - CIN
  371. Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1 (The Hunger Games: Mockingjay – Part 1, EUA, 2014) - ***** - CIN
  372. John Mulaney: New in Town (Idem, EUA, 2012) - ***
  373. Jornada do Pavor (Journey Into Fear, EUA, 1943) - **
  374. O Juiz (The Judge, EUA, 2014) - ** - CIN
  375. Junho – O Mês que Abalou o Brasil (Idem, Brasil, 2014) - **** - CIN
  376. Kathleen Madigan: Madigan Again (Idem, EUA, 2013) - ****
  377. Katt Williams: It’s Pimpin’ Pimpin’ (Idem, EUA, 2008) - *
  378. Kevin Hart: Let Me Explain (Idem, EUA, 2013) - *
  379. Kids for Cash (Idem, EUA, 2014) - ****
  380. Ladrões de Bicicleta (Ladri di biciclette, Itália, 1948) - *****
  381. Lady Snowblood (Idem, Japão, 1973) - ****
  382. Lady Vingança (Chinjeolhan geumjassi, Coréia do Sul, 2005) - *****
  383. Laura (Idem, EUA, 1944) - ****
  384. A League of Ordinary Gentlemen (Idem, EUA, 2004) - ***
  385. A Lenda de Oz (Legends of Oz: Dorothy’s Return, EUA/India, 2013) - ** - CIN
  386. Let the Fire Burn (Idem, EUA, 2013) - ****
  387. Lewis Black: Old Yeller (Idem, EUA, 2014) - **
  388. Life Itself (Idem, EUA, 2014) - *****
  389. Livrai-nos do Mal (Deliver Us from Evil, EUA, 2014) - *
  390. Livre (Wild, EUA, 2014) - **** - CIN
  391. O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street, EUA, 2013) - *****
  392. Locke (Idem, Inglaterra, 2013) - ****
  393. Loft (Idem, Bélgica, 2008) - ****
  394. Uma Loira para Três (She Done Him Wrong, EUA, 1933) - **
  395. Uma Longa Viagem (The Railway Man, Inglaterra/Austrália, 2013) - **
  396. Longwave – Nas Ondas da Revolução (Les grandes ondes (à l’ouest), Suíca/Portugal, 2013) - **** - CIN
  397. Looking for Lenny (Idem, EUA, 2011) - **
  398. Los Angeles – Cidade Proibida (L.A. Confidential, EUA, 1997) - *****
  399. Los Angeles por Ela Mesma (Los Angeles Plays Itself, EUA, 2003) - ***** - CIN
  400. Lost for Life (Idem, EUA, 2013) - ***
  401. Lucy (Idem, França, 2014) - *** - CIN
  402. A Ludibriada (The Cheat, EUA, 1931) - ***
  403. El Lugar del Hijo (Idem, Uruguai, 2013) - ***
  404. A Luneta do Tempo (Idem, Brasil, 2014) - **** - CIN
  405. Luta pela Vida (Fight for Life, EUA, 1987) - **
  406. The Machine Girl (Kataude mashin gâru, Japão, 2008) - ****
  407. Mad Max (Idem, Austrália, 1979) - ****
  408. Mad Max – Além da Cúpula do Trovão (Mad Max Beyond Thunderdome, Austrália, 1985) - ****
  409. Máfia no Divã (Analyze This, EUA, 1999) - ***
  410. Magia ao Luar (Magic in the Moonlight, EUA, 2014) - **** - CIN
  411. Magic Camp (Idem, EUA, 2012) - ***
  412. Mais Perto da Lua (Closer to the Moon, Romênia/EUA/Polônia, 2013) - *** - CIN
  413. Malévola (Maleficent, EUA, 2014) - *** - CIN
  414. Mamaliga Blues (Idem, Brasil/EUA/Moldávia, 2014) - ** - CIN
  415. Mamarosh (Mamaros, Sérvia, 2013) - * - CIN
  416. Manglehorn (Idem, EUA, 2014) - **** - CIN
  417. Manhattan (Idem, EUA, 1979) - *****
  418. Mapa para as Estrelas (Maps to the Stars, Canadá/EUA, 2014) - **** - CIN
  419. Mar Bravo (Deep Water, Inglaterra, 2006) - *****
  420. A Marca da Maldade (Touch of Evil, EUA, 1958) - *****
  421. Marc Maron: Thinky Pain (Idem, EUA, 2013) - ****
  422. Maré Vermelha (Crimson Tide, EUA, 1995) - *****
  423. Maria e o Homem-Aranha (María y el Araña, Argentina, 2013) - *** - CIN
  424. Martha Marcy May Marlene (Idem, EUA, 2011) - ****
  425. Marwencol (Idem, EUA, 2010) - *****
  426. O Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chain Saw Massacre, EUA, 1974) - ***** - CIN
  427. Mataram Irmã Dorothy (They Killed Sister Dorothy, EUA, 2008) - ****
  428. Mataram Meu Irmão (Idem, Brasil, 2013) - **** - CIN
  429. Matar ou Morrer (High Noon, EUA, 1952) - *****
  430. Matar um Homem (Matar a un hombre, Chile, 2014) - ** - CIN
  431. Mateo (Idem, Colômbia, 2014) - **** - CIN
  432. A Matter of Taste: Serving Up Paul Liebrandt (Idem, EUA, 2011) - ***
  433. Medianeras: Buenos Aires da Era do Amor Virtual (Medianeras, Argentina, 2011) - ****
  434. Meet the Fokkens (Ouwehoeren, Holanda, 2011) - **
  435. Mel Brooks: Make a Noise (Idem, EUA, 2013) - ****
  436. Memórias de um Assassino (Salinui chueok, Coréia do Sul, 2003) - *****
  437. O Menino no Espelho (Idem, Brasil, 2014) - **** - CIN
  438. A Mentira (Easy A, EUA, 2010) - ****
  439. Mentira Infamante (Term of Trial, Inglaterra, 1962) - ****
  440. O Mercado de Notícias (Idem, Brasil, 2014) - **** - CIN
  441. Mesmo Se Nada Der Certo (Begin Again, 2013) - **** - CIN
  442. Metropia (Idem, Suécia, 2009) - ***
  443. Metrópolis (Metropolis, Alemanha, 1927) - *****
  444. Mike Birbiglia: My Girlfriend’s Boyfriend (Idem, EUA, 2013) - *****
  445. Mike Birbiglia: What I Should Have Said Was Nothing (Idem, EUA, 2008) - ****
  446. Milius (Idem, EUA, 2013) - ****
  447. Um Milhão de Maneiras de Pegar na Pistola (A Million Ways to Die in the West, EUA, 2014) - ***
  448. Minha Vida com Liberace (Behind the Candelabra, EUA, 2013) - ****
  449. Minha Vida É um Desastre (Better Off Dead..., EUA, 1985) - ***
  450. The Missing Person (Idem, EUA, 2009) - ***
  451. Mississipi em Chamas (Mississippi Burning, EUA, 1988) - ****
  452. O Mistério da Torre (The Lavender Hill Mob, Inglaterra, 1951) - ****
  453. O Mistério de Candyman (Candyman, EUA, 1992) - ****
  454. O Mistério do Rádio (The Scarlet Clue, EUA, 1945) - ****
  455. Mr. Untouchable (Idem, EUA, 2007) - ****
  456. Mr. Vingança (Boksuneun naui geot, Coréia do Sul, 2002) - *****
  457. Mommy (Idem, Canadá, 2014) - *** - CIN
  458. Mona Lisa (Idem, Inglaterra, 1986) - ****
  459. Monstro do Planeta Perdido (Journey to the Seventh Planet, EUA, 1962) - *
  460. Morando com o Perigo (Pacific Heights, EUA, 1990) - ***
  461. A Morte num Beijo (Kiss Me Deadly, EUA, 1955) - ****
  462. Mortified Nation (Idem, EUA, 2013) - ****
  463. Mortos de Fome (Ravenous, EUA/Inglaterra, 1999) - ****
  464. El Mudo (Idem, Peru, 2013) - ***
  465. Muito Além das Patricinhas de Beverly Hills (Beyond Clueless, Inglaterra, 2014) - ** - CIN
  466. A Mulher que Amou o Vento (Idem, Brasil, 2014) - ** - CIN
  467. Muppets 2: Procurados e Amados (Muppets Most Wanted, EUA, 2014) - **** - CIN
  468. Museum Hours (Idem, Áustria, 2012) - *****
  469. Mystery of the 13th Guest (Idem, EUA, 1943) - ***
  470. Na Mira da Morte (Targets, EUA, 1968) - ****
  471. Não Podes Comprar Meu Amor (The Americanization of Emily, EUA, 1964) - ****
  472. Não Quero Ser um Homem (Ich möchte kein Mann sein, Alemanha, 1918) - ***
  473. Não se Preocupe (Halb so wild, Suíça, 2013) - *** - CIN
  474. Na Solidão da Noite (Dead of Night, Inglaterra, 1945) - ****
  475. Na Trilha do Assassino (Tenderness, EUA, 2009) - **
  476. Neblina e Sombras (Shadows and Fog, EUA, 1991) - ***
  477. Need for Speed: O Filme (Need for Speed, EUA, 2014) - **
  478. A Negra de... (La noire de..., Senegal/França, 1966) - ****
  479. Nervo Craniano Zero (Idem, Brasil, 2012) - *** - CIN
  480. Nightmare Factory (Idem, Canadá, 2011) - **
  481. Ninfomaníaca: Volume 1 (Nymphomaniac: Vol. I, Dinamarca, 2013) - **** - CIN
  482. Ninfomaníaca: Volume 2 (Nymphomaniac: Vol. II, Dinamarca, 2013) - **** - CIN
  483. Noé (Noah, EUA, 2014) - **** - CIN
  484. As Noites Brancas do Carteiro (Belye nochi pochtalona Alekseya Tryapitsyna, Rússia, 2014) - **** - CIN
  485. Noite Decisiva (Betoniyö, Finlândia, 2013) - ** - CIN
  486. Uma Noite de Crime: Anarquia (The Purge: Anarchy, EUA, 2014) - ***
  487. Uma Noite para Esquecer (In Fear, Inglaterra, 2013) - ****
  488. A Noiva Era Ele (I Was a Male War Bride, EUA, 1949) - ***
  489. Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall, EUA, 1977) - *****
  490. No Limite do Amanhã (Edge of Tomorrow, EUA, 2014) - **** - CIN
  491. No Olho do Tornado (Into the Storm, EUA, 2014) - *** - CIN
  492. The Normal Heart (Idem, EUA, 2014) - *****
  493. Norm Macdonald: Me Doing Standup (Idem, EUA, 2011) - ****
  1. No Silêncio de uma Cidade (While the City Sleeps, EUA, 1956) - ***
  2. Uma Nova Chance para Amar (The Face of Love, EUA, 2013) - **** - CIN
  3. Nova York – Cidade Violenta (Lo squartatore di New York, Itália, 1982) - *
  4. November Man: Um Espião Nunca Morre (The November Man, EUA, 2014) - *
  5. Um Novo Despertar (The Beaver, EUA, 2011) - ****
  6. Num Lago Dourado (On Golden Pond, EUA, 1981) - ****
  7. Obra (Idem, Brasil, 2014) - **** - CIN
  8. A Ocasião Faz o Ladrão (Henry’s Crime, EUA, 2010) - **
  9. Oldboy (Oldeuboi, Coréia do Sul, 2003) - *****
  10. Oldboy – Dias de Vingança (Oldboy, EUA, 2013) - ***
  11. Oleanna (Idem, EUA/Inglaterra, 1994) - ***
  12. Os Olhos da Cidade São Meus (Angustia, Espanha, 1987) - *****
  13. Olmo and the Seagull (Idem, França, 2014) - *****
  14. The One I Love (Idem, EUA, 2014) - ****
  15. Open Grave (Idem, EUA, 2013) - ***
  16. Operação Big Hero (Big Hero 6, EUA, 2014) - ***
  17. Operação Sombra – Jack Ryan (Jack Ryan: Shadow Recruit, EUA, 2013) - ***
  18. O Que Fazer? (The Angriest Man in Brooklyn, EUA, 2014) - *
  19. Ouija: O Jogo dos Espíritos (Ouija, EUA, 2014) - **
  20. Pacto de Silêncio (Bond of Silence, EUA, 2010) - **
  21. O Pagamento Final (Carlito’s Way, EUA, 1993) - *****
  22. Pageant (Idem, EUA, 2008) - ***
  23. Parece Amor (It Felt Like Love, EUA, 2013) - ****
  24. A Parede (Die Wand, Áustria, 2012) - ****
  25. Paris is Burning (Idem, EUA, 1990) - ****
  26. Particle Fever (Idem, EUA, 2013) - ****
  27. Uma Passagem para Mário (Idem, Brasil, 2014) - ***** - CIN
  28. O Passado (Le passé, França, 2013) - *****
  29. O Passado Não Perdoa (The Unforgiven, EUA, 1960) - **
  30. Pássaro Branco na Nevasca (White Bird in a Blizzard, EUA, 2014) - ** - CIN
  31. Patton Oswalt: Tragedy Plus Comedy Equals Time (Idem, EUA, 2014) - ****
  32. The Paw Project (Idem, EUA, 2013) - **
  33. Pecado da Carne (Einayim Petukhoth, Israel, 2009) - ***
  34. Os Pecados de Todos Nós (Reflections in a Golden Eye, EUA, 1967) - *****
  35. A Pelada (Idem, Brasil/Bélgica, 2014) - * - CIN
  36. Pelos Olhos de Maisie (What Maisie Knew, EUA, 2012) - ****
  37. Pequenos Assassinatos (Little Murders, EUA, 1971) - ***
  38. Um Perigoso Adeus (The Long Goodbye, EUA, 1973) - ****
  39. Permanência (Idem, Brasil, 2014) - **** - CIN
  40. Perseguidos pelo Acaso (Penn & Teller Get Killed, EUA, 1989) - *
  41. O Peso de um Passado (Running on Empty, EUA, 1988) - *****
  42. Philomena (Idem, Inglaterra, 2013) - ***
  43. Pianomania (Idem, Áustria, 2009) - ****
  44. Ping Pong (Idem, Inglaterra, 2012) - ****
  45. The Pit (Idem, EUA, 2009) - ***
  46. Pit Stop (Idem, EUA, 1969) - ****
  47. Planeta dos Macacos: O Confronto (Dawn of the Planet of the Apes, EUA, 2014) - **** - CIN
  48. O Planeta Vermelho (The Last Days on Mars, Inglaterra/Irlanda, 2013) - ***
  49. Playing for the Mob (Idem, EUA, 2014) - ***
  50. Please Subscribe (Idem, EUA, 2012) - **
  51. O Poderoso Chefão (The Godfather, EUA, 1972) - *****
  52. O Poderoso Chefão: Parte II (The Godfather: Part II, EUA, 1974) - *****
  53. O Poderoso Chefão: Parte III (The Godfather: Part III, EUA, 1990) - *****
  54. Um Pombo Pousou Num Galho Refletindo Sobre a Existência (En duva satt på en gren och funderade på tillvaron, Suécia, 2014) - ** - CIN
  55. Pom Wonderful Apresenta: O Maior Filme Jamais Vendido (Pom Wonderful Presents: The Greatest Movie Ever Sold, EUA, 2011) - ****
  56. Por Dentro do Garganta Profunda (Inside Deep Throat, EUA, 2005) - ***
  57. Porque Eu Era Pintor (Parce que j’étais peintre, França/Alemanha, 2013) - ** - CIN
  58. Porque Temos Esperança (Idem, Brasil, 2014) - ** - CIN
  59. Portais do Céu (Gates of Heaven, EUA, 1978) - *****
  60. Possuída (Ginger Snaps, Canadá, 2000) - ***
  61. Possuídos (Fallen, EUA, 1998) - ****
  62. Praia do Futuro (Idem, Brasil, 2014) - **** - CIN
  63. O Preço da Ambição (Swimming with Sharks, EUA, 1994) - ***
  64. Predestination (Idem, EUA, 2014) - ****
  65. The Price of Gold (Idem, EUA, 2014) - ****
  66. Primavera para Hitler (The Producers, EUA, 1967) - ****
  67. A Primeira Noite de um Homem (The Graduate, EUA, 1967) - *****
  68. Primeira Posição (First Position, EUA, 2011) - ****
  69. Primer (Idem, EUA, 2004) - *****
  70. Príncipe das Sombras (Prince of Darkness, EUA, 1987) - ****
  71. Print the Legend (Idem, EUA, 2014) - ***
  72. O Prisioneiro da Segunda Avenida (The Prisoner of Second Avenue, EUA, 1975) - ****
  73. Privatizações: A Distopia do Capital (Idem, Brasil, 2014) - ****
  74. A Professora do Jardim de Infância (Haganenet, Israel, 2014) - ** - CIN
  75. O Profissional (Léon, França, 1994) - *****
  76. Prometo um Dia Deixar Esta Cidade (Idem, Brasil, 2014) - *** - CIN
  77. Os Proprietários (Ukkili kamshat, Cazaquistão, 2013) - ** - CIN
  78. O Protetor (Tom yum goong, Tailândia, 2005) - ***
  79. Pulp Fiction (Idem, EUA, 1994) - *****
  80. Punido pelo Próprio Sangue (Backlash, EUA, 1956) - ****
  81. Punishment Park (Idem, EUA, 1971) - ****
  82. Pussy Riot: A Punk Prayer (Idem, Rússia/Inglaterra, 2013) - ***
  83. Qual é o Caminho para a Guerra? (Which Way to the Front?, EUA, 1970) - ***
  84. Quando Desceram as Trevas (Ministry of Fear, EUA, 1944) - ****
  85. Quando Eu Era Vivo (Idem, Brasil, 2014) - *** - CIN
  86. Quando Irmãos Se Defrontam (The Ugly American, EUA, 1963) - ****
  87. Quando os Animais Sonham (Når dyrene drømmer, Dinamarca, 2014) - ** - CIN
  88. Quando o Vento Sopra (When the Wind Blows, Inglaterra, 1986) - *****
  89. Quando Só o Coração Vê (A Patch of Blue, EUA, 1965) - ****
  90. Queimada! (Idem, Itália/França, 1969) - *****
  91. Questão de Tempo (About Time, Inglaterra, 2013) - ***
  92. O Que Traz Boas Novas (Mounsieur Lazhar, Canadá, 2011) - ****
  93. Quod erat demonstrandum (Idem, Romênia, 2013) - **** - CIN
  94. O Rapaz Solitário (The Lonely Guy, EUA, 1984) - ****
  95. Rebobine Isso! (Rewind This!, EUA, 2013) - ****
  96. A Recompensa (Dom Hemingway, EUA, 2013) - ***
  97. Refém da Paixão (Labor Day, EUA, 2013) - *** - CIN
  98. O Rei Leão (The Lion King, EUA, 1994) - *****
  99. Relatos Selvagens (Relatos salvajes, Argentina, 2014) - *** - CIN
  100. Remake Remix Rip-off (Idem, Turquia/Alemanha, 2014) - **** - CIN
  101. O Resgate (The Retrieval, EUA, 2013) - ****
  102. Richard Pryor: Live in Concert (Idem, EUA, 1979) - *****
  103. Rio 2 (Idem, EUA, 2014) - *** - CIN
  104. Rio, Eu Te Amo (Idem, Brasil/EUA, 2014) - * - CIN
  105. Rob Delaney Live at the Bowery Ballroom (Idem, EUA, 2012) - *
  106. Robin e Marian (Robin and Marian, EUA, 1976) - ****
  107. Robocop (Idem, EUA, 2014) - **** - CIN
  108. Rob Schneider: Soy Sauce and the Holocaust (Idem, EUA, 2013) - *
  109. Rocky – Um Lutador (Rocky, EUA, 1976) - *****
  110. Roger, o Conquistador (Roger Dodger, EUA, 2002) - ****
  111. Românticos Anônimos (Les émotifs anonymes, França, 2010) - **
  112. The Rover: A Caçada (The Rover, Austrália, 2014) - **
  113. Rua 42 (42nd Street, EUA, 1933) - ****
  114. Russell Peters: Notorious (Idem, EUA, 2013) - **
  115. Um Sábado Violento (Violent Saturday, EUA, 1955) - ***
  116. Sabotage (Idem, EUA, 2014) - **
  117. Os Safados (Dirty Rotten Scoundrels, EUA, 1988) - *****
  118. O Samurai (Le samourai, França, 1967) - *****
  119. Der Samurai (Idem, Alemanha, 2014) - **** - CIN
  120. Sangue Azul (Idem, Brasil, 2014) - ***** - CIN
  121. Sangue em Sonora (The Appaloosa, EUA, 1966) - ****
  122. Sangue Ruim (Mauvais sang, França, 1986) - **** - CIN
  123. Scum (Idem, Inglaterra, 1979) - *****
  124. Se... (If...., Inglaterra, 1968) - *****
  125. Se Eu Ficar (If I Stay, EUA, 2014) - * - CIN
  126. O Segredo da Porta Fechada (Secret Beyond the Door..., EUA, 1947) - **
  127. O Segredo de Brokeback Mountain (Brokeback Mountain, EUA, 2005) - *****
  128. O Segredo dos Diamantes (Idem, Brasil, 2014) - **** - CIN
  129. O Segundo Rosto (Seconds, EUA, 1966) - *****
  130. Os Seis Graus de Helter Skelter (The Six Degrees of Helter Skelter, EUA, 2009) - *
  131. Sem Controle (Idem, Brasil, 2007) - ***** - CIN
  132. Sem Dor, Sem Ganho (Pain & Gain, EUA, 2013) - ****
  133. Sem Escalas (Non-Stop, EUA, 2014) - *** - CIN
  134. Sem Fôlego (Ddongpari, Coréia do Sul, 2008) - ***
  135. Sem Saída (Eden Lake, Inglaterra, 2008) - ***
  136. Os Senhores da Guerra (Idem, Brasil, 2014) - ** - CIN
  137. A Sentinela dos Malditos (The Sentinel, EUA, 1977) - ****
  138. Sequestro no Espaço (Lockout, França, 2012) - **
  139. Será Que? (What If, Irlanda/Canadá, 2013) - ** - CIN
  140. Sétimo (Séptimo, Argentina, 2013) - *** - CIN
  141. Shade – Nos Bastidores do Jogo (Shade, EUA, 2003) - ***
  142. Sharknado 2: The Second One (Idem, EUA, 2014) - *
  143. The Sheik (Idem, Canadá, 2014) - ***
  144. Shenandoah (Idem, EUA, 2012) - ****
  145. The Short Game (Idem, EUA, 2013) - ***
  146. Short Term 12 (Idem, EUA, 2013) - ****
  147. Os Sicilianos (Le clan des Siciliens, França, 1969) - ****
  148. Sick: The Life & Death of Bob Flanagan, Supermasochist (Idem, EUA, 1997) - ****
  149. The Signal (Idem, EUA, 2014) - ***
  150. O Silêncio dos Inocentes (The Silence of the Lambs, EUA, 1991) - *****
  151. Simplesmente Alice (Alice, EUA, 1990) - *****
  152. Simplesmente Amor (Love Actually, Inglaterra, 2003) - *****
  153. Sin City: A Dama Fatal (Sin City: A Dame to Kill For, EUA, 2014) - ****
  154. Sinfonia da Necrópole (Idem, Brasil, 2014) - **** - CIN
  155. A Single Shot (Idem, EUA/Canadá, 2013) - ****
  156. Sleepwalk with Me (Idem, EUA, 2012) - ***
  157. Snatch – Porcos e Diamantes (Snatch, Inglaterra, 2000) - ****
  158. Snow in Paradise (Idem, Inglaterra, 2014) - *** - CIN
  159. Sob a Pele (Under the Skin, Inglaterra, 2014) - **** - CIN
  160. Soberba (The Magnificent Ambersons, EUA, 1942) - ****
  161. Sobre o Muro (Autour du mur, França, 1983) - **** - CIN
  162. Solness, o Construtor (A Master Builder, EUA, 2014) - *** - CIN
  163. Sombras (Shadows, EUA, 1959) - *****
  164. Somm (Idem, EUA, 2012) - ****
  165. So Much So Fast (Idem, EUA, 2006) - ***
  166. Sonhos do Passado (Save the Tiger, EUA, 1973) - *****
  167. Spinning Plates (Idem, EUA, 2012) - ***
  168. The Square (Idem, Egito, 2013) - *****
  169. Stalker (Idem, Inglaterra, 2010) - *
  170. Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança (Star Wars: Episode IV – A New Hope, EUA, 1977) - ****
  171. Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca (Star Wars: Episode V – The Empire Strikes Back, EUA, 1980) - *****
  172. Stretch (Idem, EUA, 2014) - ***
  173. Sublime Devoção (Call Northside 777, EUA, 1948) - ***
  174. O Substituto (Detachment, EUA, 2011) - ****
  175. The Summit (Idem, Irlanda, 2012) - ****
  176. Super (Idem, EUA, 2010) - ***
  177. Tabu (Idem, Portugal, 2012) - **** - CIN
  178. Talhotblond: (Idem, EUA, 2009) - ****
  179. The Taking of Deborah Logan (Idem, EUA, 2014) - ***
  180. That Guy… Who Was in That Thing (Idem, EUA, 2012) - ****
  181. THX 1138 (Idem, EUA, 1971) - ***
  182. Tempo de Crescer (Paper Man, EUA, 2009) - ***
  183. Tempo de Guerra (Les carabiniers, França, 1963) - ****
  184. Tempo de Matar (A Time to Kill, EUA, 1996) - ***
  185. Terms and Conditions May Apply (Idem, EUA, 2013) - ***
  186. Terra (Zemlya, União Soviética, 1930) - *****
  187. Terra de Ninguém (Badlands, EUA, 1973) - *****
  188. Terror que Mata (The Quatermass Xperiment, Inglaterra, 1955) - **
  189. Testa-de-Ferro por Acaso (The Front, EUA, 1976) - ****
  190. Testemunha de Acusação (Witness for the Prosecution, EUA, 1957) - ****
  191. Thor: O Mundo Sombrio (Thor: The Dark World, EUA, 2013) - ***
  192. Tia Hilda! (Tante Hilda!, França, 2013) - ** - CIN
  193. Tim’s Vermeer (Idem, EUA, 2013) - ****
  194. Tom Segura: Completely Normal (Idem, EUA, 2014) - ***
  195. Um Tira da Pesada (Beverly Hills Cop, EUA, 1984) - ****
  196. Todo Mundo Quase Morto (Shaun of the Dead, Inglaterra, 2004) - *****
  197. Tom Papa: Live in New York City (Idem, EUA, 2011) - **
  198. Top Secret! Super Confidencial (Top Secret!, EUA, 1984) - ****
  199. Toque de Mestre (Grand Piano, Espanha, 2013) - **
  200. Tormentos D’Alma (Pressure Point, EUA, 1962) - ****
  201. Toy Story (Idem, EUA, 1995) - *****
  202. Trabalhar Cansa (Idem, Brasil, 2011) - **** - CIN
  203. O Traidor (The Hit, Inglaterra, 1984) - ****
  204. Transcendence – A Revolução (Transcendence, EUA, 2014) - *** - CIN
  205. Transformers: A Era da Extinção (Transformers: Age of Extinction, EUA, 2014) - * - CIN
  206. Trapaça (American Hustle, EUA, 2013) - ****
  207. Trash – A Esperança Vem do Lixo (Trash, Inglaterra, 2014) - *** - CIN
  208. O Trem do Inferno (Breakheart Pass, EUA, 1975) - ****
  209. Três Enterros (The Three Burials of Melquiades Estrada, EUA, 2005) - ****
  210. Três Histórias do Irã (Pope, Irã, 2014) - ** - CIN
  211. Três Homens em Conflito (Il buono, il brutto, il cattivo, Itália, 1966) - *****
  212. As Três Noites de Eva (The Lady Eve, EUA, 1941) - ****
  213. Trevor Noah: African American (Idem, EUA, 2013) - **
  214. Triângulo do Medo (Triangle, Inglaterra/Austrália, 2009) - *****
  215. The Trip to Italy (Idem, Inglaterra, 2014) - ***
  216. Tristeza & Alegria (Sorg og glæde, Dinamarca, 2013) - **** - CIN
  217. Triunfo (Idem, Brasil, 2014) - **** - CIN
  218. Tudo por Justiça (Out of the Furnace, EUA, 2013) - ***
  219. Tudo por um Furo (Anchorman 2: The Legend Continues, EUA, 2013) - ** - CIN
  220. Tusk (Idem, EUA, 2014) - **
  221. A Última Gargalhada (Der letzte Mann, Alemanha, 1924) - *****
  222. Última Viagem a Vegas (Last Vegas, EUA, 2013) - **
  223. Os Últimos Passos de um Homem (Dead Man Walking, EUA, 1995) - *****
  224. O Último Tiro (Firecreek, EUA, 1968) - ****
  225. Ultraje (Outrage, EUA, 2009) - ****
  226. An Unlikely Weapon (Idem, EUA, 2008) - ****
  227. Unraveled (Idem, EUA, 2011) - ***
  228. An Unreal Dream: The Michael Morton Story (Idem, EUA, 2013) - ***
  229. O Vale Sombrio (Das finstere Tal, Áustria, 2014) - **** - CIN
  230. As Vantagens de Ser Invisível (The Perks of Being a Wallflower, EUA, 2012) - *****
  231. O Vento Será Tua Herança (Inherit the Wind, EUA, 1960) - ****
  232. A Verdadeira História de Martin & Lewis (Martin and Lewis, EUA, 2002) - ***
  233. Vernon, Florida (Idem, EUA, 1981) - ****
  234. Versos de um Crime (Kill Your Darlings, EUA, 2013) - ***
  235. Viagem à Lua de Júpiter (Europa Report, EUA, 2013) - ****
  236. Viagem ao Centro da Terra (Journey to the Center of the Earth, EUA, 1959) - ****
  237. Uma Viagem ao Mundo das Fábulas (The Secret of Kells, Irlanda, 2009) - ***
  238. Viagem ao Planeta Proibido ou O Planeta Vermelho Ameaçador (The Angry Red Planet, EUA, 1959) - ***
  239. A Viagem de Chihiro (Sen to Chihiro no Kamikakushi, Japão, 2001) - *****
  240. A Viagem de Yoani (Idem, Brasil, 2014) - *** - CIN
  241. A Vida Privada dos Hipopótamos (Idem, Brasil, 2014) - *** - CIN
  242. Video Games: O Filme (Video Games: The Movie, EUA, 2014) - ***
  243. Vietnã: Batendo em Retirada (Last Days in Vietnam, EUA, 2014) - **** - CIN
  244. Violet (Idem, Bélgica, 2013) - ** - CIN
  245. Virgínia (Twixt, EUA, 2011) - **
  246. Virunga (Idem, Inglaterra/Congo, 2014) - ****
  247. Viver é Fácil com os Olhos Fechados (Vivir es fácil con los ojos cerrados, Espanha, 2013) - *** - CIN
  248. Vive-se uma Só Vez (You Only Live Once, EUA, 1937) - ***
  249. A Vizinhança do Tigre (Idem, Brasil, 2014) - **** - CIN
  250. Você é o Próximo (You’re Next, EUA, 2011) - ***
  251. Het Vonnis (Idem ou The Verdict, Bélgica, 2013) - ***
  252. X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (X-Men: Days of Future Past, EUA, 2014) - ***** - CIN
  253. X-Men: Primeira Classe (X-Men: First Class, EUA, 2011) - *****
  254. The Waiting Room (Idem, EUA, 2012) - ****
  255. When I Walk (Idem, EUA, 2013) - ****
  256. When Jews Were Funny (Idem, Canadá, 2013) - **
  257. Whiplash: Em Busca da Perfeição (Whiplash, EUA, 2014) - **** - CIN
  258. Whitey: United States of America v. James J. Bulger (Idem, EUA, 2014) - ****
  259. Who is Harry Nilsson (And Why Is Everybody Talkin’ About Him?, EUA, 2010) - ****
  260. William Kunstler: Perturbando o Universo (William Kunstler: Disturbing the Universe, EUA, 2009) - ****
  261. The Woman Who Wasn’t There (Idem, EUA, 2012) - ****
  262. Wyatt Cenac: Brooklyn (Idem, EUA, 2014) - **
  263. Zach Galifianakis: Live at the Purple Onion (Idem, EUA, 2006) - ****
  264. Zelig (Idem, EUA, 1983) - ****
  265. Zodíaco (Zodiac, EUA, 2007) - *****
  266. Zombie Fight Club (Idem, Taiwan, 2014) - *
  267. Zumbis na Neve (Død snø, Noruega, 2009) - ***


 Um grande abraço e bons filmes!

 Clique nos anos abaixo para conferir as edições anteriores do “... em Números e Estrelas”: 2013, 2012, 2011201020092008200720062005200420032002 e 2001.

« Posts anteriores

Últimas Atualizações

Variedades

    Publicidade

    Agora!