Bem-vindo!
 
Linklater fala sobre BOYHOOD, um dos favoritos ao Urso de Ouro
14/02/14 - 15h45
por Manoella Barbosa

direto de Berlim, especial para o Cinema em Cena

 

Boyhood, o novo filme de Richard Linklater (Escola do Rock, Antes da Meia-Noite), foi apresentado no úlitmo dia 13 de fevereiro em Berlim e é certamente um dos maiores achados da atual edição da Berlinale.

O filme conta a história de uma família norte-americana desde a infância das duas crianças (interpretadas por Ellar Coltrane e Lorelei Linklater, filha do cineasta) até a adolescência. Patricia Arquette (As Loucuras de Charlie, Stigmata) e Ethan Hawke (Gattaca, Atraídos pelo Crime) interpretam os pais divorciados. Ao longo da trajetória, os quatro personagens aprendem a se relacionar, amando e odiando uns aos outros alternadamente, como em qualquer família.

Essa foi exatamente a proposta de Linklater: “Eu quis retratar a história de uma família comum. Optei conscientemente por um recorte que mostrasse como a vida se desenvolve, sem grandes dramas. Assim como é na nossa vida também.” Para sublinhar isso, Linklater não mostra muito no filme: "Quantas vezes somos obrigados a ver cenas do primeiro beijo em filmes? Ou cenas onde a adolescente perde a virgindade? Estou farto dessas cenas. Por isso não quis mostrá-las.”

Projeto inovador e arriscado

Patricia Arquette, nos últimos anos vista principalmente em seriados de TV tais como Medium e Boardwalk Empire, elogiou o trabalho com o diretor: “São poucos os diretores norte-americanos com tamanha sensibilidade. O trabalho com Linklater foi muito prazeroso.”

Inovador, o projeto e as filmagens começaram em 2002. Diretor e elenco se reuniam uma vez por semana a cada ano. Um grande desafio foi o financiamento da proposta, segundo a produtora Cathleen Sutherland: “Tínhamos uma pequena verba e toda a parte burocrática tinha que ser renovada anualmente. Foi um projeto muito arriscado, devido ao longo período."

O filme faz parte da competição oficial e disputa com o brasileiro Praia do Futuro a premiação mai importante do Festival de Cinema de Berlim: o Urso de Ouro. Esta é a terceira vez que o diretor texano é convidado a participar da Berlinale. A última vez foi em 2013, com Antes da Meia-Noite, filme em que também trabalhou com Ethan Hawke.

Elogios da imprensa

O filme foi muito aplaudido pelos jornalistas presentes na sessão para a imprensa. Também na coletiva, os atores foram muito aplaudidos. Principalmente o ator Ellar Coltrane, que começou as filmagens com seis anos de idade, foi ovacionado por alguns minutos.

Uma jornalista alemã afirmou, durante a coletiva, que “Linklater e seu time contribuíram um pouco para a história do cinema”. Um jornalista da Ucrânia diz ter visto o melhor filme da Berlinale até agora. O jornal berlinense Tagesspiegel escreveu uma longa matéria listando cinco razões por que Boyhood deveria ganhar o Urso de Ouro.

Boyhood ainda não tem previsão de estreia no Brasil.

Coment�rios

comments powered by Disqus
Publicidade

Redes Sociais

Últimas Atualizações

Variedades

    Publicidade

    Agora!