Bem-vindo!
 
15/02/14 - 13h10
por Manoella Barbosa

direto de Berlim, especial para o Cinema em Cena

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, escrito e dirigido pelo cineasta paulista Daniel Ribeiro, foi premiado na noite de ontem, 14 de fevereiro, com o prêmio Teddy Award de melhor filme. A solenidade de premiação da 28ª edição do prêmio, concedido a filmes de temática homossexual (gênero cunhado no exterior como cinema queer), ocorreu na Ópera Cômica de Berlim.

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho marca a estreia de Ribeiro na direção de longas. Nascido em São Paulo em 1982, Daniel retrata em seu filme a descoberta da sexualidade por um adolescente cego, interpretado por Ghilherme Lobo. O filme é baseado no curta Eu Não Quero Voltar Sozinho, de 2010, também escrito e dirigido por Ribeiro. O curta foi agraciado com mais de 115 prêmios em 180 festivais de cinema ao redor do globo.

O júri da 28ª edição do Teddy Award foi composto por nove curadores internacionais, entre eles a portuguesa Ana David, do Festival Internacional de Cinema Queer de Lisboa, e o colombiano Julian David Correa, um dos criadores do Festival Colombiano GLS Ciclo Rosa.

Segundo o júri, o filme de Daniel Ribeiro é “a bem-sucedida estreia de um diretor que combina grande escrita, caracterização, desempenho, câmera e música para entregar um filme que é muito mais do que o já tão explorado gênero 'coming of age', dando um novo significado ao velho ditado 'o amor é cego'". "Coming of age" é a expressão em inglês para "história de amadurecimento".

Doçura

Para Daniel Ribeiro, Hoje Eu Quero Voltar Sozinho é um filme “sobre alguém que se apaixona pela primeira vez”. Dias antes da premiação do Teddy Award, durante um encontro promovido pela Embaixada do Brasil em Berlim, um jornalista alemão havia chamado o filme de "contido" demais. Daniel: “Eu procurei a doçura nesta relação. Para mim foi importante preservar uma certa inocência, queria mostrar a descoberta do amor e da sexualidade de forma lúdica.” O diretor critica a forma como o amor homossexual é mostrado em filmes: “Em muitos outros filmes gays é mostrado sempre de forma muito sexualizada. Mas uma pessoa de 15 anos, começando a se descobrir, ela ainda não tem isso”, afirmou o diretor, que também é o iniciador do #Eusougay, um projeto contra a homofobia.

Entre vencedores do Teddy Award em edições passadas figuram nomes como os dos diretores Pedro Almodóvar (Abraços Partidos, Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos) e Gus Van Sant (Milk, Garotos de Programa) assim como os de atores como John Hurt (O Beijo da Mulher Aranha) e Tilda Swinton (Precisamos Falar Sobre o Kevin).

Acolhido por crítica e público

Ontem, Hoje Eu Quero Voltar Sozinho já havia faturado o prêmio da FIPRESCI, a Federação Internacional de Críticos de Cinema. E hoje foram anunciados os vencedores da 16ª edição do Prêmio do Público na seção Panorama, dentro da qual o filme de Daniel Ribeiro foi exibido. Os três mais votados nas categorias ficção e documentário recebem troféus.

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho ficou em segundo lugar na preferência dos espectadores entre os filmes de ficção. Na primeira colocação ficou o africano Difret, da diretora etiopiana Zeresenay Berhane Mehari, e em terceiro ficou Patardzlebi ("Noivas"), de Tinatin Kajrishvili.

Como melhor filme documental foi eleito Der Kreis (alemão para "O Círculo"), de Stefan Haupt. Em segundo lugar ficou Finding Vivian Maier, de John Maloof e Charlie Siskel, e em terceiro, Meine Mutter, ein Krieg und ich ("Minha Mãe, a Guerra e Eu"), de Tamara Trampe e Johann Feindt.

Durante o Festival de Cinema de Berlim, os espectadores dos 52 filmes, oriundos de 34 países e exibidos na seção Panorama, tiveram a oportunidade de votar em seus prediletos. A votação ocorreu através de cartelas distribuídas após as sessões e pela internet. No total, 31 mil visitantes deram a sua opinião. O prêmio é oferecido desde 1999. Em 2010, Lixo Extraordinário, dirigido pela inglesa Lucy Walker e pelo brasileiro João Jardim, levou o prêmio de melhor documentário. O filme foi uma coprodução entre Brasil e Inglaterra

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho tem previsão de estreia no Brasil marcada para o dia 28 de março, primeiralmente em salas do Rio de Janeiro e São Paulo. 

Coment�rios

comments powered by Disqus
Publicidade

Redes Sociais

Últimas Atualizações

Variedades

    Publicidade

    Agora!