Bem-vindo!
 
Publicidade
Publicidade
PODCAST #139: Grandes Filmes: RASHOMON
29/05/15 - 18h45
por Renato Silveira

RASHOMON - Divulgação

ATENÇÃO: nos três primeiros dias de publicação do podcast, o áudio estará disponível para download apenas para assinantes do Clube Cinema em Cena. Clique aqui para conhecer nossos planos e ter acesso a este e a outros conteúdos exclusivos.

ASSINANTE: acesse o site beta e vá até a seção Podcasts para baixar o áudio do programa. 

DOWNLOAD | FEED RSS | iTUNES

 

Instale o App do Podcast Cinema em Cena em seu smartphone!

Use a câmera do seu telefone para ler o código ao lado ou abra este link no navegador do telefone e crie um atalho para ele.

O ícone aparecerá na tela inicial e você terá acesso a todos os episódios!

 

 

Na quinta entrada da série Grandes Filmes, o Podcast Cinema em Cena analisa Rashomon (1950), de Akira Kurosawa, com Toshiro Mifune, Takashi Shimura, Minoru Chiaki, Machiko Kyō, Masayuki Mori, Noriko Honma e Kichijiro Ueda.

Rashomon foi o vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1951 e, a partir dali, o cinema japonês passou a ser descoberto pelo Ocidente. O filme de Kurosawa, renegado em seu próprio país inicialmente, impressionou o público, a crítica e cineastas que se surpreenderam com o estilo preciso do diretor, que não abria mão de usar ângulos e movimentos de câmera variados, mas nunca gratuitamente.

A estutura narrativa de Rashomon também é outro achado: uma história, quatro versões, nenhuma verdade absoluta. A certeza é que ele trabalha temas universais e atemporais que dizem respeito à condição humana. Um grande filme por excelência, mas apenas um da primorosa filmografia de Kurosawa.

Programa apresentado e produzido por Renato Silveira, com os comentários de Antônio Tinôco e Stephania Amaral, da equipe Cinema em Cena, e de Ana Lúcia Andrade, professora da Escola de Belas Artes da UFMG.

Edição e mixagem de áudio: Eduardo Garcia.

Interaja com os demais ouvintes nos comentários abaixo. Tem um recado para a nossa equipe? Envie sua mensagem para o e-mail [email protected]

Coment�rios

comments powered by Disqus
Publicidade

Redes Sociais

Últimas Atualizações

Variedades

    Publicidade

    Agora!